segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mitos e verdades sobre a suplementação









Mitos e verdades sobre a suplementação

Aumentar a massa muscular, emagrecer, ficar mais jovem, se sentir mais disposto, aumentar a potência e o desempenho sexual, aumentar o rendimento nos treinos. Cada um tem uma justificativa para o uso de suplementos alimentares. Segundo a ANVISA, “Suplementos Vitamínicos e/ou de Minerais, são alimentos que servem para complementar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação. Devem conter um mínimo de 25% e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e ou minerais, não podendo substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva”. Como se vê, não adianta se alimentar mal para substituir com suplementos. É importante diferenciar o suplemento alimentar dos esteróides anabolizantes. Suplementos alimentares nada são além de produtos que contêm as mesmas substâncias nutricionais dos alimentos, só que em doses concentradas. Já os anabolizantes são drogas sintéticas.



Tire suas dúvidas:

Há necessidade de acompanhamento médico ou de um nutricionista para consumir um polivitamínico?


Não há necessidade de prescrição médica, mas é aconselhável uma avaliação nutricional completa ou uma conversa com um médico, antes de usar qualquer suplemento. Além disso, os polivitamínicos que não precisam de receita no Brasil trazem recomendações de doses diárias dentro das faixas de segurança estabelecidas para vitaminas e minerais.

Se eu tomar suplementos de vitaminas e minerais, corro o risco de ficar intoxicado?

Não há perigo algum desde que se respeite a dose diária indicada na embalagem. Os polivitamínicos vendidos sem receita são formulados para complementar a alimentação e suprir o organismo de nutrientes essenciais.


Devo tomar o polivitamínico logo ao acordar, ainda em jejum?

Não é proibido, mas o ideal é sempre tomar o suplemento durante uma das refeições para melhorar a absorção das vitaminas lipossolúveis.

Os suplementos combatem a fraqueza e a falta de energia?

Sim, sobretudo se a indisposição for causada pela carência de vitaminas e minerais, provocada, por exemplo, por dietas restritivas e inadequadas.


A suplementação de vitaminas aumenta a capacidade física?

Depende. Em pessoas com fadiga causada por carência nutricional, a suplementação restaura o equilíbrio e melhora o vigor físico.

Existe diferença entre vitaminas naturais e sintéticas?

Não, as vitaminas sintéticas dos polivitamínicos têm estrutura química idêntica à das vitaminas dos alimentos.

Posso tomar suplementos de vitaminas e minerais todo dia?

Sim. Os polivitamínicos vendidos sem receita podem ser tomados diariamente, já que sua finalidade é complementar a dieta. Os polivitamínicos/ poliminerais que não precisam de receita no Brasil trazem recomendações de doses diárias dentro das faixas de segurança estabelecidas para vitaminas e minerais.

Tenho que interromper o consumo depois de tomar três meses seguidos?

Não. Os polivitamínicos vendidos sem receita são recomendados para uso por tempo indeterminado.

A suplementação de vitaminas e minerais é indicada apenas para esportistas?

Não. Os polivitamínicos são uma boa opção para qualquer pessoa que se preocupe em alcançar os níveis de vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento do corpo.

Tomar polivitamínicos engorda?

Não. As vitaminas e os minerais não têm calorias nem abrem o apetite. Ou seja, não engordam.

Há algum risco em consumir vários tipos de suplementos vitamínicos?

Sim. Não se recomenda associar mais de um suplemento, pois poderá haver um consumo excessivo de algumas vitaminas ou de alguns minerais, ultrapassando os limites máximos de segurança.


Fonte: Departamento Médico Científico Centrum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário