sexta-feira, 18 de maio de 2012

Emagrecer É Uma Coisa, Ganhar Massa É Outra Coisa.





Muitas pessoas parecem não saber que existe diferença nestes dois processos e teimam em chegar na academia pedindo prá perder aquela gordurinha localizada e ao mesmo tempo ganhar um corpo mais musculoso, e o pior prá ontem.


Até acho normal que todos queiram um corpo mais bonito no verão, afinal é a época em que o corpo fica mais exposto, seja na praia, em parques ou nos shopings.


O problema é que a maioria se preocupa com isso uma semana antes do verão, e acham que a academia vai dar conta de meses de excesso alimentar e sedentarismo.


Problema maior eu enfrento quando sou sincero e digo que é impossível, perco o aluno e ainda fico com fama de ruim, e já fui chamado até de incompetente, pois “fulano” garantiu que em duas semanas de academia a mocréia ia virar uma BBB.


O nosso corpo possui dispositivos que garantem a sua sobrevivência, são nossos instintos, e eles fogem ao nosso controle consciente, não tem como você chegar pro seu corpo e mandar ele queimar gordura, assim como não adianta pedir prá seus músculos crescerem, essas ações independem da nossa vontade e o máximo que podemos fazer é enganar nosso cérebro prá que ele trabalhe no sentido que queremos.


Por isso é praticamente impossível emagrecer e ganhar múculos ao mesmo tempo sem uma mínima noção de como funciona nosso corpo, são duas ações distintas, prá não dizer antagônicas, prá perder peso você tem que parar de comer e prá ganhar massa você tem que comer mais, difícil achar um meio termo.


Prá piorar a situação não podemos apenas jejuar para emagrecer, nosso instinto de sobrevivência entra em cena e abaixa a velocidade do nosso metabolismo e na primeira oportunidade ele enche novamente os estoques de gordura prá se prevenir de nova falta de comida. É o famoso efeito sanfona.


Prá ganhar músculos, se apenas comermos mais, esse excesso vai virar gordura e o resultado não será o que se espera.


A melhor opção prá não correr riscos é estabelecer um objetivo de cada vez, seja sincero consigo mesmo e veja o que é mais importante prá você, emagrecer ou ganhar músculos, e a partir daí traçar o plano prá se chegar no seu objetivo.




Uma boa dica seria investir primeiro no ganho de músculos, principalmente se você estiver com excesso de peso, quanto maior nossos músculos mais calorias nosso corpo tem que queimar prá se manter vivo, é o metabolismo basal, o que vai tornar mais fácil um emagrecimento posteriormente.


Outra coisa que me incomoda é ver pessoas com excesso de peso e saindo de um sedentarismo de meses ou anos se matando em aeróbios, seja esteira, bicicleta ou elíptico, o total de calorias que se perde é facilmente reposto com um bombom ou um lanche diet, e todo esforço a que se foi submetido foi em vão.


Uma simples mudança nos hábitos alimentares gera melhores resultados do que meia hora de esteira por dia, para isso basta adequar o número total de refeições, aumentando prá seis ou sete refeições diárias, só esse esforço extra do aparelho digestivo consome mais calorias do que os aeróbios.


Outra vantagem de investir no ganho de massa é que não se precisa fazer cortes drásticos na dieta, apenas eliminar os supérfluos, otimizar a ingestão de proteinas e a mudança nos horários da alimentação.


Mais uma vantagem é que mesmo que seu condicionamento não esteja 100% você pode se dedicar a um treino com pesos sem temor, como os exercícios são em séries com um descanso de até dois minutos entre elas, até fumantes podem se beneficiar do treino sem sentir falta de ar ou palpitação.


Na briga entre os exercícios aeróbios e anaeróbios, estes ainda ganham quando o quesito é a queima total de calorias, pois um treino, tanto de um quanto de outro queima cerca de 800 calorias por hora, só que quando se acaba os aeróbios acaba também a queima de calorias, já nos anaeróbios a queima continua, em ritmo mais lento, por até 48 horas, enquanto o músculo é recuperado após o treino.


Você pode estar achando que como aqui é um blog de musculação, eu estou puxando a brasa pro meu lado, mas a verdade é que acho uma judiação quando passo em frente a algumas academias e vejo pessoas obesas se acabando nas esteiras, pensando que estão ganhando saúde e eliminando suas gorduras quando na realidade só estão perdendo água e sobrecarregando as articulações.

2 comentários:

  1. muito bom esse artigo, tava querendo msm ler algo sobre queima de gordura
    agora ja deu pra se ter uma ideia do q acontece com nosso corpo qndo a gente se mata na esteira e não muda nada na alimentação!Realmente alimentação é mais importante q qualquer exercicio.

    ResponderExcluir
  2. legal, definiu as fase "bulk" e "cut".

    ResponderExcluir